O significado do Natal

O verdadeiro significado do Natal

Celebre o Natal com mais significado e gratidão todos os dias.

ilustração do presépio, nascimento de Jesus.
Imagem de Freepik

O que você pensa quando lembra do Natal? Talvez você pense em árvores de Natal, luzes pela cidade, Papai Noel, rabanada, panetone… Ah, o Natal! Amamos todos os elementos que o envolvem. 

Pensar nisso tudo é ótimo. Contudo, você sabe por que comemoramos no dia 25 de dezembro? O que celebramos neste dia? Qual o verdadeiro significado do Natal?

Seja qual for a sua fé, não dá para negar que Jesus é o verdadeiro significado do Natal. A história é linda e encanta quem a ouve desde muito tempo. Vem conosco nesta breve jornada e dê mais sentido a esse lindo dia. 

A história

Talvez você já tenha ouvido em algum momento, mas não tenha parado realmente para pensar o quanto a história é peculiar, diferente de todas as outras. 

É importante saber que textos bíblicos sempre trazem mais do que se tem nas letras… É preciso sensibilidade e curiosidade para perceber a riqueza de mensagens que eles trazem. E, nessa história não é diferente. 

Imagine um dia, aparecer um anjo e dizer a uma virgem que ela dará à luz a um filho? Isso não te deixa confuso? Pois é. Concordamos que realmente não é algo comum. Vamos saber mais?

O que precedeu

A Bíblia conta no Antigo Testamento, precisamente no livro de Isaías (capítulo 7, versículo 14) que “uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.”

Note que essas palavras foram escritas muito antes do nascimento de Jesus por um profeta. O Advento (a espera e preparação para o Natal) traz o mais uma revelação desse aguardo. 

Aqui temos uma mensagem das escrituras: Jesus é o cumprimento da palavra dita há muito tempo. Ele foi esperado com fé por muitos que creram nessa palavra. 

Assim como a profecia apontou, Maria, virgem, recebeu a visita do anjo Gabriel em Nazaré. Ele veio com a mensagem de que ela ficaria grávida do Espírito Santo e daria à luz ao Filho de Deus, Jesus. Você pode encontrar esse texto no livro de Lucas capítulo 1 a partir do versículo 26.

Ela ficou muito feliz com tudo o que o anjo lhe disse. Entretanto, como ficaria o futuro marido José nessa situação? Segundo o texto, ele também recebeu a visita do anjo do Senhor e casou-se com ela. 

O nascimento de Jesus

Naquela época saiu um decreto da parte de César Augusto, no reinado de Herodes, para todos os homens se alistarem, por isso, saiu José com Maria grávida para Belém. Como não havia estalagem, Maria deu à luz a Jesus em uma estrebaria e o colocou em uma manjedoura. 

Mas ele não era o Filho de Deus? Como poderia nascer entre os animais? Deixamos a mensagem por trás dessa observação para você.

Os pastores de Belém

Naquele mesmo tempo, um anjo apareceu para os pastores que estavam no campo e os anunciou as boas novas: Jesus, o Salvador nasceu! 

A estrela

Segundo a Bíblia, os pastores viram a estrela que brilhava no Oriente. Essa mesma estrela os guiou até onde Jesus estava e ficaram alegres ao encontrá-lo. Os pastores deram presentes como ouro, incenso e mirra para eles. 

A história do nascimento de Jesus é rica de mensagens em cada acontecimento. Sendo assim, nada mais justo que ler os textos bíblicos para conhecer melhor e se maravilhar com cada detalhe que encontrar. Com certeza uma leitura que vale a pena. 

Você pode fazer a leitura nos primeiros capítulos dos evangelhos de Mateus e Lucas. 

Por que comemoramos dia 25 de dezembro

Conforme a Wikipedia, nem o dia, nem o ano são conhecidos com precisão, e o dia 25 de dezembro anterior ao ano 1 foi definido no início do século VI pelo monge Dionísio, o Pequeno.

“O nascimento de Jesus de Nazaré é celebrado pelos cristãos no dia de Natal, que cai em 25 de dezembro. Para a Igreja Russa e as antigas Igrejas do Oriente que ainda usam o calendário juliano, 25 de dezembro juliano corresponde a 7 de janeiro do calendário gregoriano.” 

Uma informação que temos a respeito da primeira vez que foi celebrado o Natal, segundo o site NSC Total é:

“Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: ”25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.” 

O que o Natal significa para você?

Embora tenhamos várias dicas, receitas e curiosidades de Natal por aqui, essa breve jornada na história de Jesus é, provavelmente, o conteúdo mais especial.

Sobre tudo que fazemos nesta data, como ver família e comer várias receitas gostosas, que possamos ter em nosso coração o verdadeiro significado do Natal: o aniversariante. 

Que esse dia seja um dia de perdoar, estar com quem você ama, compartilhar o pão, presentear e receber presentes…

O Natal é lindo e tem um motivo. Esse porquê não é algo, é alguém, é Jesus. E Ele não precisa ser celebrado somente dia 25 de dezembro, que seja todos os dias. Feliz Natal! ♥

Compartilhe no nosso Grupo Natalino no WhatsApp  o que o Natal significa para você. Te esperamos! 

Compartilhe nas redes sociais