1 Mês para o Natal

O que fazer um mês para o Natal?

Confira dicas essenciais para se preparar com 30 dias para o Natal e ter uma celebração memorável.

imagem tirada de cima, com uma mulher sentada em um sofá, tomando chocolate quente, olhando o laptop. Ao redor alguns presentes, cadernos e árvore de natal.
Imagem de pressfoto | br.freepik.com

Aqui no blog abordamos estratégias de  organização, seja para celebrar em casa ou dicas de viagens no Natal. Também sobre como se organizar 100 dias para o Natal.  

No entanto, compreendemos que, mesmo com toda organização, surgem dúvidas e detalhes que podem escapar devido à agitação diária. Afinal, para aqueles que amam o Natal, a lista de tarefas é bem animada, não é verdade?


Dito isso, aqui estamos para te auxiliar na reta final para o Natal. Vamos lá?

Retrospectiva

Reflita em como foram os Natais dos anos anteriores. Com certeza, houveram momentos incríveis, mas também algumas coisas que gostaria que fossem diferentes.

E qual melhor momento para mudanças e renovações do que agora? Seja um parente/amigo que deixou de visitar, uma decoração que sempre teve vontade de fazer ou algum lugar que gostaria de ir… Se você puder realizá-los, vá em frente! Se não for possível, não se culpe. 

Em meio a tudo, relembre as coisas boas que aconteceram e veja os vários motivos que tem para agradecer. Portanto, não deixe de fazer essa reflexão. O Natal diz muito sobre alegrias, mas, acima de tudo, sobre gratidão e estar com quem se ama.

Escreva

mãos femininas escrevendo em um caderno, ao redor vários itens de Natal.
Imagem de master1305 | br.freepik.com

É a temporada mais festiva do ano, repleta de promoções e opções. Ter tudo escrito facilitará na hora das compras e dos demais preparativos.

Não é necessário uma agenda exclusiva, mas é importante escrever todas as suas ideias e as suas tarefas desde já. Não precisa ser algo muito detalhado, apenas um lugar de anotações do que pensou e até mesmo o que tem acompanhado aqui no blog. 

Uma sugestão é utilizar o bloco de notas do celular, que tem fácil acesso. Você pode separar por categorias: decoração da sala, decoração da cozinha, decoração área externa, mesa posta, lista da familia, receitas, presentes, roupas… Faça do seu jeito. Isso tornará tudo mais leve. Acredite! 

Organize-se

Após registrar todos os seus desejos e o que precisa fazer, é hora de organizar suas finanças e a sua agenda. 

Para organizar-se financeiramente, analise todas as compras que precisará fazer. Uma lista com itens essenciais e outra com os demais itens. Fazer os cálculos com base nessas categorias te ajudará a reservar a quantia aproximada e evitar futuras dívidas.

Agora, é necessário pensar em todas as tarefas. Colocar por ordem de prioridades é o primeiro passo. Outro passo, veremos mais adiante. 

Confirmar presenças e troca de presentes

30 dias para o Natal é o momento ideal de definir o local da celebração e enviar mensagens para confirmar presenças, elaborando uma lista aproximada de convidados.

Essa lista será útil na organização da mesa, na preparação de receitas e na compra de presentes.

Você também pode sugerir o tradicional e popular “amigo oculto”, tornando a troca de presentes ainda mais divertida.

Outra ideia é preparar fotos de momentos espontâneos com a família e amigos. Você também pode solicitar que eles tragam para expor na parede ou na TV para relembrar bons momentos. 

Assim, você também criará novas memórias especiais. 

Veja também: O que fazer para a Ceia de Natal e Presentes de Natal.  

Adiante-se

Como mencionamos anteriormente em relação à organização, o outro passo é se adiantar. De acordo com o site Revista Claudia, se atentar para os detalhes nos dias anteriores faz toda a diferença. Segue algumas ideias do que pode fazer nos dias anteriores à celebração:

20 dias antes:

Revise a lista de convidados e verifique se os talheres, guardanapos, copos, bandejas e demais itens para a mesa são proporcionais ao número de pessoas esperadas, além de garantir mesas, cadeiras e espaços para convivência. 

Outro ponto aqui é aproveitar para ir às compras dos alimentos não perecíveis e bebidas. Os demais alimentos como verduras e frutas ficam para os dias mais próximos à celebração. Além dos alimentos, não se esqueça dos produtos de higiene. 

2 semanas antes: 

Caso for hospedar alguém, verifique itens de cama e mesa. Se necessário, lave-os com antecedência. 

Defina seu look e, caso seja responsável, o dos demais membros da casa também. 

1 semana antes:

Prepare e embrulhe todos os presentes. Observe novamente sua lista e verifique pendências. Lembre-se: Não deixe para a última hora. 

3 dias antes:

Tempere o peru e/ou demais carnes que irão para o forno e coloque as bebidas para gelar. Providencie gelo e deixe preparado para evitar contratempos no dia. 

Véspera da véspera: 

Deixe agendado o horário que colocará as receitas que irão no forno. Pense no tempo de preparo de cada uma para não haver atrasos. 

Comece organizando as mesas e faça uma observação geral. 

Adeque cada dica conforme sua preferência e, não se esqueça: aproveite o processo. O Natal começa no momento em que nos empenhamos em organizar tudo com carinho, valorizando o que essa data significa para nós.

Alguma outra dica? Compartilhe conosco em nosso Grupo Exclusivo do WhatsApp e continue nos acompanhando.

Lembre-se de que você também pode contribuir para que a magia do Natal continue através do nosso blog! Seja nosso apoiador!  

Compartilhe nas redes sociais