Organização para o Natal

Como se organizar para o Natal

Veja 4 dicas de ouro para ter um natal sem dor de cabeça.

Imagem de um caderno em branco, uma caneta branca ao lado e em volta enfeites de natal verdes e vermelhos; e pequenos presentes com laços vermelhos.
Imagem de freepik.com

A organização de um natal em família é sempre um desafio, pois há muito o que planejar. Agora, imagine só para aqueles que deixam tudo para a última hora.

Se você é assim ou sempre tem aquele pensamento de “Acho que estou esquecendo algo”, esse texto é para você.

Aqui trouxemos várias dicas para te deixar preparado para aproveitar ao máximo sem estresse. Vamos lá?

Por que se planejar?

Porque tudo que é importante para nós merece nosso planejamento.

Planejar vai além de pensar no que irá fazer. Pensar é só o primeiro passo. O próximo é o mais divertido e animador: parar para escrever todos esses pensamentos visando estabelecer metas. 

Quando colocamos metas, damos vida ao que idealizamos. Acredite, um Natal incrível pode estar a um passo de uma boa organização

Vai viajar? Esteja preparado

Para aqueles que irão viajar, preparamos um artigo aqui no nosso blog com dicas incríveis sobre os melhores lugares para passar o Natal

Já sabe para onde vai? 

Então agora é hora de fazer seu planejamento. Durante o Natal os pontos turísticos tendem a estar mais cheios e, na maioria das vezes, mais caros. Portanto, faça a sua organização com isso em mente. 

Aqui estão alguns pontos para se considerar:

  • Quantas pessoas irão com você? Você pode verificar opções de pacotes de viagens com base no número de pessoas.
  • Vai reservar uma pousada ou um hotel? Aqui, não tenha preguiça. Pesquisando com antecedência e com cuidado pode encontrar melhores preços. Outra dica é estar atento às avaliações e comentários de outros clientes. 
  • Irá fazer refeições em restaurantes ou no quarto onde ficará hospedado? Embora seja ótimo sair para comer, você pode considerar outras alternativas também. Mesmo longe de casa, você pode preparar um café da manhã de natal especial e almoçar fora. 
  • Orçamento para compras durante a viagem: Ter um valor limite já estipulado para gastar é a melhor forma de poder comprar sem a preocupação do cartão de crédito depois.

No final, não importa quanto você ganha, mas sim como você lida com o dinheiro. Se planejar é a melhor opção para estar sempre preparado.

Festa em casa? Faça a melhor de todas.

A organização de uma festa de natal em casa não é a parte estressante. O que pode se tornar estressante é a falta dela e também como lidamos com os imprevistos.

Antes de tudo, lembre-se que confraternizar com sua família é algo muito valioso. Mesmo com todos os desafios, estar juntos é algo que merece sua atenção. 

  • Tenha clareza quanto ao número de pessoas: Aquele primo que disse que levará a namorada, o amigo que vai aparecer em algum momento… Sabe aquelas pessoas que não podemos contar, mas que podem aparecer? Pois é. Não se esqueça de considerar a presença dessas pessoas no dia. 
  • Pense em você também: Barbearias e salões cheios, sem horário disponível… Imagine a dificuldade que poderá enfrentar. Aposte em fazer o que puder antes, inclusive comprar roupas, e passe o Natal lindamente – mesmo que sentado (a) no sofá.
  • Decoração de Natal: Há muitas decorações simples e mais elaboradas no mundo da internet. Escolher qual mais te agrada é a parte mais fácil. O desafio real fica com o ato de fazer, certo? Mas, não deixe isso te desanimar. 

Um Natal decorado é encantador e, sim, mudará todo o clima. Com antecedência, tire aquela caixa de enfeites do armário e traga a magia natalina para sua casa. Dica especial: Entender os significados e curiosidades farão você escolher o que comprar com mais propósito.

  • Visitas: Ser hospitaleiro é acolher bem quem te visita. Você pode checar alguns dias antes, com calma, a roupa de cama e banho. Também pode preparar um mimo também, como uma caixinha com biscoitos e doces típicos do natal.
  • A ceia de Natal: O momento mais esperado! E também a que pode dar mais problemas sem a organização correta. Você já pode deixar guardado nas notas do seu celular mesmo, os nomes dos pratos e sobremesas, a lista de ingredientes, as bebidas e os links das receitas que deseja fazer.

Escolhendo os presentes 

É importante lembrar que não se trata de preços, mas sim de valor


Antes de comprar um presente, pense não apenas no quanto irá gastar, mas também no valor real do presente para a outra pessoa. 

Um bom presente é aquele que foi dado pensado no presenteado – seus gostos, estilos, hobbies, profissão ou até mesmo na sua casa.

Um janeiro sem dor de cabeça

 IPTU, IPVA, materiais escolares, o gás que acabou devido às várias receitas de natal, as férias das crianças… Para um mês de janeiro sem estresses:

Planeje-se: 

Você já viu acima dicas de como se organizar para o Natal. Agora, queremos te fazer olhar um pouco além.

Liste todas as contas fixas (água, luz, telefone…) + contas variáveis, como IPVA e IPTU. Anote tudo. Sem exceções. Mesmo que não saiba o valor exato, coloque uma estimativa, mas registre. A organização antecipada é a decisão mais sábia que se pode tomar. 

Atente-se ao limite estipulado.

Essa dica foi mencionada nas dicas de viagens acima, mas podemos aplicá-la em outros aspectos.

O segredo aqui, na verdade, é saber dizer não. Amamos o Natal e queremos aproveitar ao máximo, mas se em algum momento, algo for te deixar no vermelho, não será tão proveitoso assim. 

Aproveite! 

Planeje também seu tempo para aproveitar ao máximo com quem você ama. Nosso tempo é precioso e não volta. Portanto, gaste-o com sabedoria.

Agora é hora de colocar todas essas dicas em prática. Você consegue! 

Nos acompanhe nas redes sociais e, se é alguém que ama o Natal e quer contribuir para que a magia natalina continue por meio do nosso blog, seja nosso apoiador.

Agradecemos por estar aqui.

Compartilhe nas redes sociais