A Bruxa do Natal

La Befana – A Bruxa do Natal

 La Befana é a Bruxa do Natal do folclore Italiano. Conhecida por sair nos últimos dias de natal voando numa vassoura velha e entrando pelas chaminés como o Papai Noel para distribuir presentes para as crianças bem comportadas, e carvão para os mal criados.

La Befana está associada a celebração da Epifania, que é como é chamada a chegada dos Três Reis Magos a Belém. É a época tradicional para as pessoas marcarem o fim dos dias sombrios do inverno e celebrar o crescimento da luz do sol

Diz a lenda que os Três Reis Magos estavam perdidos, e encontraram uma velha viúva varrendo sua casa, perguntando-a sobre o caminho a cidade de Belém. 

A Befana os disse para seguir uma estrela em comum, e perguntada por eles se poderia os acompanhar, ela recusou, pois disse que tinha muito trabalho doméstico a fazer.

Quando percebeu que havia perdido a oportunidade de conhecer o filho de Deus, La Befana se arrependeu, e em vez de usar a vassoura para limpar, saiu voando pelos ares procurando os Reis Magos, mas nunca os encontrou e começou a vagar pela Itália. 

A cada Epifania, La Befana imita os Reis Magos ao distribuir presentes para as crianças. E punir os que eram mais levados com pedaços de carvão ou dentes de alho.

Além de ter uma aparência de velha, a italiana La Befana não é tão assustadora quanto algumas outras lendas do Natal europeias. Ela foi registrada historicamente em 1549, pelo poeta italiano Agnolo Firenzuola. No Poema, La Befana foi retratada como uma mulher velha e feia. Ela voou em sua vassoura nas noites entre 5 e 6 de janeiro. Ela pousava nos telhados das casas e, como o Papai Noel, entrava nelas pela chaminé, deixando velas e presentes para os bons meninos e carvão para os maus. Se fossem sábios, os pais de família também fariam a La Befana uma oferta de bolos e vinho.

Originalmente, o carvão deixado pela Befana não seria com intuito de punição, mas representa o poder de purificação do fogo da Epifania.

Fonte: Matéria retirada do Blog Mistérios Fantásticos.

Foto: Retirada da internet.

Compartilhe nas redes sociais