Origem do Festão de Natal

Ouropel/Festão e a Aranha de Natal

O Ouropel é um dos enfeites mais utilizados na época de Natal, também é conhecido como Lametta. Sua versão moderna que conhecemos hoje foi criada em Nuremberg na Alemanha em 1610.

Inicialmente era feito de prata picada, pois segundo a lenda, seriam fios mágicos que uma teia de aranha teria se transformado no dia de Natal.

Com o passar dos anos, enfeites de plástico foram sendo inventados, e assim o Ouropel se adaptou para o mercado popular, sendo produzido a partir de linhas brilhantes, fios de plástico e hoje de papel laminado.

Confira a lenda do Ouropel e a Aranha de Natal, surgida há muito tempo entre a Alemanha, Polônia e Ucrânia

Existia uma viúva muito pobre e trabalhadora que morava com seus filhos em uma pequena cabana, um dia, uma pinha caiu no chão de terra da cabana e se enraizou. Os filhos da viúva cuidaram da árvore animados para que ela crescesse e se tornasse uma árvore de natal. A árvore cresceu, mas quando chegou o Natal, não sobrou dinheiro para decorá-la. As crianças dormiram muito tristes na véspera de natal, mas ao acordarem na manhã seguinte, viram a árvore coberta de teias de aranha.

Quando abriram a janela, os primeiros raios de sol que adentraram a cabana tocaram as teias, as transformando em ouro e prata, deixando a árvore brilhante e decorada. Depois disso, a família nunca mais passou por necessidade, pois venderam tudo para sair da pobreza. 

Outra versão conta que as teias da aranha foram transformadas durante a noite pelo Papai Noel, que também os encheu de presentes.

Assim surgiram os Ouropéis, que representam as teias de aranha transformadas em ouro e prata, hoje em dia pode se encontrar ouropéis de todas as cores, com um preço bem acessível.

Em partes da Alemanha, Polônia e Ucrânia, encontrar uma teia de aranha em sua Árvore de Natal é um sinal de muita sorte. As decorações para árvores de Natal em teia de aranha também são populares na Ucrânia. Eles são chamados de ‘pavuchky’ (que significa ‘pequena aranha de natal’) e as decorações são normalmente feitas de papel e fio de prata. 

Fonte: Matéria retirada do Blog Mistérios Fantásticos.

Foto: Retirada da internet.

Compartilhe nas redes sociais