Viva o Natal

Viva o Natal todos os dias 

Confira aqui dicas práticas para aderir o Natal no seu dia a dia, aproveitando-o o ano inteiro.

mulher de suéter segurando uma vela brilhante nas mãos, ao fundo, luzes amarelas.
Imagem de pvproductions | br.freepik.com

Em nosso blog, oferecemos valiosas dicas sobre como desfrutar o dia de Natal plenamente. No entanto, como podemos manter todas as boas práticas desta época durante todo o ano?

Independentemente se você estiver lendo esse artigo perto ou longe dessa data tão especial, saiba que foi escrito com o propósito de te ajudar a fazer seus dias terem aqueles mesmos sentimentos que experimentamos no Natal: amor, empatia, alegria na celebração e gratidão.

Embora se trate de emoções, trouxemos dicas práticas e simples de serem reproduzidas à vida cotidiana, mesmo em meio à tanta agitação. Veja:

Transformando o ambiente 

Uma caraterística marcante do Natal é a decoração que vemos muitos lugares. As praças das cidades, sacadas, varandas, a árvore de Natal na sala… Tudo é um cenário belo e encantador. É como se sentíssemos que todos estão se unindo para um evento especial – e realmente estão. 

Dicas de decoração de Natal entram em nossos favoritos, exploramos no Pinterest e no Instagram várias inspirações para enfeitar a casa e saímos à procura dos elementos que pesquisamos e desejamos. 

Há aqueles que aproveitam para renovar a casa fazendo reformas nos ambientes, se preparando para receber as visitas. Sabemos que isso nem sempre é viável o ano todo, porém podemos pensar sempre em manter, como uma manutenção. 

Não falamos somente de faxinas, mas de pinturas mais regulares, substituição dos itens que julgar necessários, sem procrastinar. 

Ao longo do ano, considere decorar a casa com elementos que representem e tem significado para você e sua família, trazendo personalidade, mantendo em ordem e realizando atualizações recorrentes.

Cuide das plantas, coloque uma flor na sala/cozinha, faça mais mesa posta. Acredite, tudo isso fará muita diferença na atmosfera do seu lar. O ambiente interfere no bem-estar.

Cultivando bons relacionamentos

Geralmente, durante a época do Natal, reunimos a família e lembramos a importância de estar unidos. Alguns mencionam desentendimentos, por vezes até com um tom de humor: “Brigam, mas se amam.” 

Isso pode ser verdade, mas queremos te levar a refletir: será que isso não ocorre porque, durante o restante do ano, não cultivamos bons relacionamentos?

Viver distante (não apenas fisicamente) e sem envolvimento ao longo do ano afeta as relações. 

Faça mais amigos. Família não se refere apenas a laços de sangue, embora sejam os primeiros a estabelecermos um relacionamento. Família é quem está presente todos os dias, compartilhando alegrias e tristezas, vitórias e derrotas.

Que sua família seja mais sua família e que essa frase possa fazer sentido para você. Não falamos de casos extremos, mas daqueles que só precisam de mais atenção, assim como a casa mencionada anteriormente.

Ligue mais para seus pais e os escute. Abrace mais seus avós e permita-se ser mimado por eles. Marque um café com seus amigos e esteja presente nos aniversários. Brinque mais com as crianças e adolescentes – eles crescem tão rápido.

Às vezes, tudo que vocês precisam é passar mais tempo juntos, com amor, paciência e respeito. Afinal, o tempo não volta e há coisas que não podem ser resgatadas. Lembre-se:

“ Derrube muros e construa pontes.”

Relacionamento com Deus

O verdadeiro significado do Natal é Jesus. Essa data aponta para Ele e muitos se emocionam todos os anos através dessa história tão linda. 

Para os que acreditam, a dica aqui é cultivar relacionamento com Deus por meio de orações e leitura para se ter mais conhecimento. Seus ensinamentos acrescentam princípios realmente bons e com frutos que duram. 

Se você crê, que o nascimento e a vida de Jesus não seja lembrado somente no Natal, mas durante o ano todo. 

Celebrando momentos especiais no dia a dia

Nem sempre conseguiremos  ver as coisas maravilhosas que acontecem e que temos, pois nem todos os dias serão bons.

Comprou um carro? Ganhou um presente? Celebre! Chegou na hora do pão quentinho na padaria, alguém cedeu o lugar no ônibus ou no trânsito? Expresse gratidão. Leve consigo a alegria natalina para onde for. 

É incrível sentir gratidão no final do ano, mas não se esqueça de aproveitar o caminho, não apenas o destino. Sempre que alcançar objetivos ou aprender com as experiências ruins, curta cada momento. 

Da mesma forma soube que seu amigo conseguiu o diploma que tanto estudou? Foi promovido na empresa? Celebre com ele. Isso também faz parte do que citamos anteriormente sobre cultivar relacionamentos saudáveis.

Além de agradecer, você também pode pedir ou preparar um lanche especial, dar um presente, um abraço, estar junto… Faça algo diferente para que o momento seja memorável. 

Espalhando generosidade

Uma das coisas mais bonitas do Natal são as trocas de presentes e as doações que realizamos. Contribuir para que o Natal das pessoas seja ainda mais especial proporciona uma satisfação mútua, nos faz tão bem tanto quanto faz a elas. 

A importância da empatia (se colocar no lugar do outro) é conhecida por todos nós. É exatamente por isso que não podemos deixar de exercê-la durante o ano todo. 

Oportunidades para ajudar alguém, surgirão em nosso dia a dia. Que, quando esse momento chegar, nos lembremos do que sentimos no Natal. Então faça o bem!

No que depender de nós, façamos um ano incrível para que, no final do ano, não sejamos gratos apenas por uma ceia, um presente e um bom momento juntos. Mas pela felicidade e realização ao olharmos para trás.

Somos gratos por você estar aqui e compartilhar desse espírito natalino duradouro conosco, amando tudo o que essa época representa. Não poderíamos terminar este artigo de outra maneira.

Gratidão pelo que passamos e esperançosos pelo que está por vir! Continuaremos trazendo conteúdos de qualidade e com todo carinho para você. 

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e, se desejar, seja nosso apoiador. Com uma contribuição você receberá um brinde exclusivo com seu nome e fará com que o blog natalino mais amado cresça ainda mais. 

Compartilhe nas redes sociais