Origem da Árvore de Natal
Árvore de Natal
Um dos mais famosos símbolos do Natal é a Árvore de Natal ou Árvore de Yule. Na noite de 24 de Dezembro quando o sol estava mais afastado da terra, as famílias das aldeias se reuniam para fazer suas oferendas aos deuses e elementais, decorando os galhos com guirlandas, velas, castanhas, pinhas e muitos frutos. Tudo era amarrado como um pedido de ajuda, para que a luz vencesse as trevas, e a vida vencesse a morte por mais um ano. Antigamente conhecidas como Tannenbaum, as Árvores de Natal eram montadas também com carvalhos, abetos e azevinhos enfeitados para celebrar o festival de Yule.
A primeira Árvore de Natal fictícia decorada só surgiu no século XIX, pois foi uma tradição que irritou a igreja católica, por ser um costume pagão, antes das Árvores de Natal serem associadas ao nascimento de Jesus, acreditava-se que as chamadas sempre-vivas detinham poderes sobrenaturais e eram adoradas pelos pagãos durante os rituais do solstício de inverno. Por causa disso, muitos religiosos ao longo da história rejeitaram o conceito de “adoração à árvore” pagão, incluindo os protestantes. Ainda hoje, muitos grupos se opõem às árvores de Natal – e ao próprio Natal – por causa de associações pagãs. Outros acessórios populares de Natal, como o tronco do Yule, visco, azevinho e tortas de picadinho, também surgiram dos rituais pagãos.
Sua principal função no Solstício de Inverno era afastar os espíritos do mal, sempre iluminada com tochas ou velas, servia como um totem de luz para invocar as bênçãos dos deuses e lhes fazer muitas oferendas e agradecimentos.
Com a predominância do cristianismo, as árvores modernas começaram a ser decoradas com rosas de papel, guirlandas, bolas coloridas e alguns frutos que representam a época. Com o avanço da tecnologia, surgiram as luzinhas conhecidas como pisca-pisca, que substituíram as velas, mas em alguns países da Europa como na Estônia, as velas ainda são usadas para decorar os pinheiros. Um anjo ou uma estrela podem ser colocadas no topo da Árvore de Natal, para representar o Anjo Gabriel ou a Estrela de Belém.
Na Europa o enfeite mais comum de se usar nas Árvores de Natal é o Ouropel, um enfeite brilhoso e comprido que pode ser colocado em volta da árvore.
Uma árvore de natal pode ser colocada no começo do advento, no dia 1 de Dezembro ou dependendo do país até antes ou até mesmo na véspera de Natal, e na maioria das vezes são retiradas no Dia de Reis, em 6 de Janeiro.
Hoje em dia, usamos a Árvore de Natal para decorar nossas casas, na sala de estar, cozinha, e até nas varandas, cheia de enfeites, quanto mais decorada, mais prosperidade virá no natal.
Os presentes de natal são colocados em baixo da árvore, tanto pelas pessoas da família quanto pelo Papai Noel, se ele encontrar meias penduradas é melhor ainda, estarão lotadas de doces e balas.
Confira os enfeites mais famosos das Árvores de Natal pelo mundo:
- Bolas de Natal (representam os frutos e as hóstias).
- Estrela na ponta, simbolizando a Estrela de Belém
- Anjos
- Pisca-pisca (representam as velas)
- Bonecos de Neve
- Elfos de Natal
- Papai Noel
- Cartões de Natal
- Soldadinhos de chumbo
- Laços e fitas coloridas
- Pingos de Natal
- Guirlandas
- Sinos
- Notas musicais
- Presentes
- Homem biscoito ou Homem de gengibre
- Meias
- Renas
- Folhas de azevinho
- Pinhas
- Ouropel
- Pinguins
- Ursos Polares
- Bengalas doces
Fonte: Matéria retirada do Blog Mistérios Fantásticos.
Foto: Retirada da internet.